Os 5 melhores exercícios para fazer em casa

Como fazer exercícios em casa?”

Provavelmente, é algo que você pensa quando se senta no sofá ou quando vai dormir.

É claro que, você pode muito bem fazer uma dieta, levantar-se 1 hora mais cedo e fazer alguns exercícios antes de ir para o trabalho, ou quem sabe até ingressar na academia, não é? Ok, calma! Dar os primeiros passos em direção ao emagrecimento, definição e o tão sonhado corpo perfeito não precisa ser tão assustador assim, você pode começar com alguns exercícios para fazer em casa, bem simples e fáceis.

Se você não tem tempo ou dinheiro para frequentar uma academia, a sua casa pode ser o local mais indicado para você começar a se exercitar. Além de economizar tempo e dinheiro, você conseguirá emagrecer em casa com a ajuda do seu próprio corpo.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e confira a nossa lista de exercícios para fazer em casa. Vamos lá?

 

Antes de fazer os exercícios em casa…

Antes de começar a fazer qualquer exercício físico em casa, é interessante seguir as orientações abaixo para que você possa obter melhores resultados e, consequentemente, ganhar massa muscular:

  • Antes de iniciar o treino em casa, recomendamos que você faça um aquecimento para evitar lesões, especialmente se você é sedentário ou não pratica esportes há um bom tempo. Com cerca de 10 minutos de aquecimento, você já pode fazer qualquer um dos exercícios para fazer em casa listados aqui.
  • Execute os movimentos corretos. Como você está realizando exercícios em casa, obviamente você não tem um professor. Portanto, sempre que você optar por fazer um exercício novo, procure vídeos no YouTube que ensinem a fazer cada movimento corretamente, pois assim você evitará se lesionar.
  • Se você tem o joelho estourado ou sofre de problemas em alguma outra área específica (costas, ombro, etc), recomendamos que você procure um médico para lhe indicar os melhores exercícios que você pode fazer em casa.

 

Quais são os exercícios para fazer em casa?

Pular corda (aeróbico)

 

Se você não costuma andar de bicicleta e nem caminhar (na rua ou em uma esteira), pular corda pode lhe ajudar a emagrecer em casa. Em cerca de 15 minutos pulando corda, você pode perder 180 calorias, as quais você perderia em 1 hora de caminhada.

Inicie com 15 repetições (pulos) nos primeiros dias. Quando você pegar o jeito, faça 30 repetições (pulos), descanse 2 minutos e, em seguida, faça mais 30 repetições (pule mais 30 vezes). Repita 5 vezes. No final do exercício, você terá perdido muitas calorias.

Dicas para iniciantes:

  • Escolha roupas confortáveis e frescas. Opte por tênis com amortecedores para evitar lesões nas articulações devido ao impacto dos pulos;
  • Ao pular, o seu corpo deve estar reto e seu olhar direcionado para frente;
  • Na hora de chegar ao chão, amorteça a queda com a parte da frente dos pés.

 

Agachamento (coxa e glúteos)

 

Mesmo sendo considerado um exercício em casa para mulher, o agachamento é indicado para qualquer pessoa que queira ativar seus membros inferiores. É bem simples de fazer e apresenta resultados completamente satisfatórios.

Para fazê-lo, basta flexionar os joelhos, sempre com os braços esticados para frente para manter o equilíbrio. Faça 3 séries com 20 repetições cada, 2 minutos de intervalo.

 

Flexão de braço (ombros, peitoral, braços)

Flexão de braço sempre foi e sempre será um exercício básico e funcional para fortalecer os ombros, peitos e braços. Para fazer flexão de braço em casa, é simples:

Comece colocando suas mãos no chão. Seu corpo deve formar uma linha reta dos seus tornozelos até a cabeça. Mantenha o seu corpo reto, abaixe-o até que seus braços mergulhem abaixo de seus cotovelos. Em seguida, volte para a posição inicial o mais rápido que conseguir. Faça 3 séries de 12-15 repetições cada.

Dicas para iniciantes:

  • Se você não consegue fazer o movimento completo inúmeras vezes, é liberado apoiar o joelho no chão até se acostumar;
  • Apenas as subidas devem ser feitas rapidamente. Descidas devem ser feitas devagar.

 

Prancha (abdômen, lombar e costas)

O exercício de prancha coloca pressão sobre a sua coluna vertebral e, quando feito incorretamente, pode lhe trazer um conjunto de lesões. Portanto, para fazer a prancha no chão corretamente, fique na posição de flexão de braço, mas descanse em seus antebraços ao invés de suas mãos. Certifique-se que o seu corpo está reto e mantenha-se na posição inicial durante 30 segundos. Faça 3 séries de 30 segundos.

A prancha no chão é um dos exercícios para fazer em casa mais doloridos. Portanto, não se esqueça de alongar-se 10 minutos antes para evitar futuras dores e lesões.

 

Elevação Lateral (Ombro e Trapézio)

Este já é um exercício que precisa ser feito com o auxílio de halteres. No entanto, você também pode substituí-los por objetos de peso semelhante, pois estamos falando de exercícios físicos para fazer em casa.

Na posição em pé ereta, levante lentamente os halteres para fora e para os lados até que alcancem a altura do ombro – não mais do que isso – e abaixe-os lentamente, resistindo a queda. Você pode fazer esse exercício com os dois braços ou utilizando um de cada vez. Faça 3 séries de 10, separando 2 minutos de intervalo para descansar.

 

Treino em casa: exercícios físicos para emagrecer em casa!

Esses são alguns dos exercícios físicos para fazer em casa que você pode fazer para emagrecer ou simplesmente manter-se ativo, afinal, sedentarismo não é nada bom.

Você pode fazê-los pela manhã, no seu horário de almoço e, principalmente, antes de dormir, pois também irá lhe ajudar a ter uma boa noite de sono.

E você, conhece outros exercícios para fazer em casa? Gostaria de acrescentar algum que faltou em nossa lista? Então, deixe seu comentário e se interaja conosco!

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    Já ouvi muitas pessoas dizendo que não é possível ganhar um corpo perfeito em casa, entretanto eu comecei a praticar calistenia a 4 meses e já vejo diferença no meu corpo, acredito que com a motivação certa e exercícios feitos corretamente qualquer um consegue.